De Onde Vem A Liberdade?
DE ONDE VEM A LIBERDADE?
Esta é uma questão que toca profundamente a minha alma, pois tem sido o meu grande desafio nesta vida.
Todos nós vemos a realidade segundo os filtros das nossas crenças, emoções e sentimentos e são esses mesmos filtros que criam os padrões que nos tornam repetidores da mesma história!
A grande maioria de nós humanos vive no universo da reação, reagindo constantemente a tudo aquilo que nos chega do mundo externo. Reação significa que repetimos uma ação e a verdade é que se não tomamos consciencia do que sentimos, apenas reagimos com as mesmas emoções perante as mesmas situações, criando um loop que se perpetua até que nos damos conta do padrão e nessa tomada de consciencia, o podemos resignificar, dando-lhe um novo propósito e tornando-o combustível da evolução do Ser.
Então para mim, a verdadeira liberdade é quando nos damos conta que somos os criadores da nossa vida através da nossa vibração interna. Criamos não através do que desejamos para nós, mas através daquilo que somos dentro de nós. E com a consciência de que criamos, vem a responsabilidade sobre tudo aquilo que a vida nos trás.
Neste momento precioso, deixamos de ser vitimas do mundo para em total empoderamento nos tornarmos criadores de ação nas nossas vidas.
Já repararam que não existe maior corrente, maior prisão do que cedermos o nosso poder?
Como fazemos isso?
Quando vivemos para agradar aos outros, quando não conseguimos colocar limites, quando não respeitamos as nossas necessidades, quando precisamos que o outro nos valide, nos ame, quando precisamos da maquilhagem e dos saltos altos para nos sentirmos sensuais, quando queremos ser perfeitos, quando somos tímidos e temos vergonha de nós…
Cedemos o nosso poder aos outros e ao mundo externo cada vez que a nossa essência nos diz para ir por um lado e nós, com medo da rejeição e do abandono dos outros decidimos ir contra a nossa verdade e vamos pelo lado da validação externa, que só cria ainda mais sofrimento, pois é o caminho do eterno sentimento que nos faz sentir que algo nos falta, que somos limitados e separados! É um poço sem fundo que nunca pode ser cheio pelo externo, pois quer sempre mais e mais!
Venho de um grande e longo processo que ainda está em curso de falta de confiança e falta de auto-estima. O famoso padrão de não ser boa o suficiente! Essa tem sido a minha grande prisão ao longo da minha vida, criando reações de arrogância, orgulho mal usado, timidez, síndroma da “pequenez”, reatividade, controlo e perfeccionismo!
Um emaranhado de emoções, crenças e sentimentos que já tão bem identifico sempre que a sensação vem!
Já muito sinto ter transformado, não pela luta interna que só geraria ainda mais dor, mas pelo trazer á consciência dos processos, pelo reconhecimento e aceitação das minhas emoções, tentando entendê-las, abraçando-as quando vem, sem tentar fazer com que desapareçam!
Quando lutamos contra algo que não queremos em nós e o queremos fazer desaparecer ainda estamos a empurrar mais esse padrão para o inconsciente, dando-lhe ainda mais força! É ai que ele vira monstro, continuando a sair uma e outra vez, pois é uma energia que precisa de ser alimentada!
Não é nada fácil, o caminho da Liberdade! Os pequenos grandes passos que sinto ter dado vem todos do processo de reconhecimento de quem Sou e o que faço aqui, que iniciei há já alguns anos!
E perceber que eu não sou especial mas essencial ao Todo. Que sou uma cara única no universo da existência e que venho manifestar algo único para o mundo, que precisa dessa minha contribuição! Todos somos parte desta enorme engrenagem, cada um tendo algo precioso e essencial para contribuir para o Todo! Qual é então o dom da tua essência? O que vieste manifestar da tua Essência, da tua verdade e que mais ninguém mas tu pode fazer?
Então nunca é sobre mim, sobre o meu Ego e o que o mundo pensa de mim, mas sobre a forma como quem Eu Sou na minha verdade e essência, pode contribuir com a sua parte, com aquilo que veio manifestar!
Quando acedo a este lugar, todo o medo de ser rejeitada e de não ser boa o suficiente desaparece e a chama do meu poder interior acende-se. Já não me preocupo com o que os outros vão dizer e tão pouco os julgo a eles ou a mim própria. Compreendo que todos somos apenas expressões, diferentes perspectivas do mesmo Ser, em níveis diferentes de compreensão do seu próprio comprimento de onda!
É neste momento que me sinto LIVRE, livre do medo, da ansiedade, do ter que, das expectativas da sociedade, familia, amigos e me vou permitindo abrir um pouco as asas e experimentar o salto de fé…depois o medo volta de vez em quando em muitas outras formas…mas eu já tenho o mapa do caminho…e com paciência, porque temos todo o tempo do mundo…lá vou eu criando uma nova onda, um novo ciclo…
A vida é este eterno ciclo de expressão, experimentação, integração e transcendência e quando conquistamos uma montanha há mais duas que se erguem à nossa frente!
De sorriso nos lábios olho para cima e sei que o que quer que venha por ai, é sempre Amor da vida por mim, mesmo quando vem mascarada de dor e sofrimento, pois tudo existe para nossa constante, eterna, evolução e transformação!