O 3º Elemento
Muito se fala sobre evolução e nós humanos, deveríamos ser peritos nesta matéria, pois já lá vão uns milhares de anos desde que passamos de hominídeos a Homo Sapiens Sapiens, estando neste momento a preparar-nos para mais um gigantesco passo evolutivo.
MAS COMO SE PROCESSA A EVOLUÇÃO? E, O QUE É EVOLUIR?
Na verdade, tudo depende da perspetiva de cada um e daquilo que é para si a evolução!
- Será evolução, simplesmente termos melhores condições de vida, mais comodidades, bens materiais, tecnologia, saúde?
- Ou será evolução tornarmo-nos seres livres, despertos, seres que ao tomarem consciência de quem são e o que fazem aqui, se convertem nos criadores da sua própria história, em vez de seguir a história ditada pelos demais?
Não há resposta certa ou errada, ou uma que é melhor do que a outra. O que separa estes conceitos são simplesmente diferentes perspetivas da realidade e diferentes níveis de consciência. E ambos são verdade para alguém!
Para mim, quando vemos a evolução pelas lentes do 1ª exemplo, estamos em modo de sobrevivência, regidos pelo medo e logo num estado de maior inconsciência de quem somos. Somos mais um no enorme cardume que se deixa mover ao sabor da corrente que o arrasta. Cedemos todo o nosso poder ao externo, que comanda a nossa vida, sentindo-nos vítimas do sistema, julgando, criticando e cobrando do nosso entorno.
No 2ª estamos despertos e conscientes de que somos nós, através da nossa vibração interna, dos nossos pensamentos e emoções, que criamos a nossa realidade e dessa forma assumimos a responsabilidade por tudo aquilo que atraímos à nossa vida, pois tudo é por sintonia.
Se repararmos, na maioria das sociedades e culturas atuais ainda impera a lei do mais forte e do mais apto, uma herança dos últimos milhares de anos, medindo o sucesso, a segurança e a sobrevivência pelo que se Tem, pelo que se Faz, usando o medo como ferramenta para exercer poder sobre os outros, resultando numa sociedade onde impera a desigualdade, a competição e a luta pela sobrevivência.
Não há nada de errado em buscar sobreviver! É na verdade isso que nos mantém vivos! É o programa registado no corpo físico e que está gravado em cada uma das nossas células. São os padrões biológicos, de crenças e preconceitos que construímos ao longo de milhares de anos e que nos fizeram chegar até aqui.
Só que fica curto, não? A dor e o medo não se dissolvem! Por muito que tentemos controlar tudo e todos, a falsa segurança, a falsa posse, o falso amor e valor externo, não consegue preencher o vazio que sentimos dentro de nós! A única coisa que consegue dissolver a dor e o medo é acendermos a chama do nosso PODER INTERIOR através do AMOR E VALOR por nós mesmos!
Quando estamos no modo de sobrevivência, o Medo, prepara-nos para duas coisas, lutar ou fugir. Quando projetamos este conceito para as nossas vidas atuais podemos constatar que estamos constantemente a reagir desta maneira, lutando ou fugindo:
- Lutamos para sermos melhor do que os outros na escola, no desporto, no trabalho, lutamos para sermos reconhecidos, aceites, amados, lutamos para termos uma boa casa, um bom carro, bens materiais, etc, ou
- Fugimos por não conseguirmos enfrentar que nos rejeitem, nos abandonem, por não nos acharmos bons o suficiente, por não nos aceitarmos!
De uma ou outra forma, estamos a lutar ou a fugir e em permanente conflito interno, que claro está se reflete no externo.
MAS, DE ONDE VEM O CONFLITO? Porque lutamos contra nós mesmos? E o que é que esta dor tem a ver com a nossa evolução?
Sentimos dor e conflito interno quando não nos aceitamos como somos, ou não aceitamos uma situação externa e a queremos mudar.
O CONFLITO VEM DA NÃO ACEITAÇÃO DO QUE É.
Quando aceitamos algo, deixa de haver resistência e tudo se integra. A luta só existe quando não aceitamos algo e o queremos mudar.
Se estamos em modo de sobrevivência, quando sentimos que sermos fiéis à nossa verdade, não nos permite ter o valor e o amor do externo, tornamo-nos em quem não somos, para termos esse amor e reconhecimento do externo.
Na verdade, só o fazemos pela enorme FALTA DE AMOR E DE VALOR QUE SENTIMOS POR NOS MESMOS e desta forma, esta falta retira-nos todo o nosso poder interior, entregando-o aos outros.
Quando estamos EMPODERADOS no nosso amor e valor próprio, podem dizer e fazer o que quiserem, que ninguém nos tira do nosso eixo, do nosso centro, da nossa verdade, da nossa essência. Mas é precisa muita coragem e respeito por si mesmo para ser essência.
Mas o que é que isto tem a ver com evolução? TUDO!!!
Se consideramos que evoluir é integrar, transformar, recrear e RESIGNIFICAR O PASSADO PARA POTENCIAR O FUTURO, esta mudança de paradigma só pode acontecer quando o individuo se torna consciente de si mesmo e passa do modo de sobrevivência para o modo de vivencia, do inconsciente para o consciente, do medo para o amor!
Só quando deixamos de jugar e cobrar do entorno e assumimos responsabilidade pelas nossas vidas, podemos refletir este poder interno no externo e criar o 3ª elemento, que vai potencial a evolução e transformação.
O QUE É ESSE 3º ELEMENTO?
Já repararam que a trindade está muito presente em tantos conceitos universais? A sagrada trindade em tantas religiões do mundo, o conceito de tempo, do espaço, todos apontam para um sistema de criação que se potencia nessa mesma trindade.
Vou dar um exemplo que me foi apresentado pelo Matias de Stefano e que nos fala deste conceito evolutivo. Achei absolutamente fenomenal a forma como o colocou!
É a metáfora de uma semente: imaginemos a semente de uma sequoia, a árvore mais alta e imponente do mundo, nela contendo todo o potencial e a informação do que é ser uma sequoia.
A semente está debaixo da terra no escuro, rodeada de solo, sentindo toda a pressão da terra ao seu redor.
Neste momento temos apenas 2 elementos: a semente e a terra.
Vamos fazer o transporte para a nossa vida.
Geralmente o que fazemos quando nos sentimos aprisionados e oprimidos por algo? Lutamos! Lutamos para nos libertar, lutamos para destruir o que nos oprime, o que nos causa dor, tornamo-nos as vítimas e queremos derrubar e destruir o opressor.
Bem-vindos aos últimos milhares de anos da nossa civilização! E então o que acontece? Os oprimidos revoltam-se contra os opressores, mas como estão a perpetuar a mesma energia que estavam a lutar, nada muda, apenas muda o cenário, mas o filme continua com o mesmo enredo.
Ainda mantem apenas 2 elementos: O opressor e o oprimido! Para haver uma verdadeira transformação, mudança e evolução, temos de criar o 3ª elemento, pois é este que vai quebrar o padrão repetitivo e vai dar um novo impulso e potencia ao desenvolvimento e criação de algo novo.
Voltemos á semente: dizia que a semente se sente oprimida pela terra. Então temos também aqui 2 elementos: a semente e a terra. Se a semente só pensasse em lutar contra a terra, libertar-se dela e destrui-la nunca chegaria a ser árvore.
Como pode a semente criar o 3ª elemento? Aquele que vai permitir a EXPRESSÃO, EXPERIMENTAÇÃO, INTEGRAÇÃO E TRANSCENDÊNCIA de todo o seu potencial? A resposta é mais simples e fácil do que julgam!
A SEMENTE CRIA RAIZES E UTILIZA TODAS AS FERRAMENTAS QUE O OPRESSOR CONTEM PARA POTENCIAR O SEU DESENVOLVIMENTO E CONVERTER-SE NUMA GIGANTESCA ÁRVORE!
Desenvolve raízes profundas que vão nutrir e dar estabilidade á própria árvore, potenciando o seu crescimento e permitindo á semente expressar a sua verdadeira essência, quem ela é. O opressor torna-se o grande agente impulsionador da grande transformação e evolução, mas isto só acontece, quando o oprimido o ACEITA, em vez de lutar contra ele e o querer destruir.
Nesta metáfora da semente, está para mim contida, uma sabedoria profunda sobre evolução e transformação, tanto individual dos nossos processos internos, como coletiva como sociedade!
Então, em vez de lutarmos conta o sistema, os políticos, as religiões, as instituições, os julgarmos, criticarmos e querermos destruir, encontremos o 3ª elemento e usemos todo o potencial de informação que está nos milhares de anos de evolução anterior para impulsionar, criar e desenvolver a nova Terra, a nova humanidade!
Tudo o que faz parte do nosso passado como humanidade, as coisas boas e as coisas que consideramos más, fazem parte da nossa história e não podem simplesmente ser eliminadas. Se algo fosse eliminado não estaríamos hoje aqui a viver o presente tal e qual como é! Tudo faz parte de nós! Usemos essa informação, essa potência, essas ferramentas, para darmos ao passado um novo propósito, para passarmos do modo inconsciente a consciente, da sobrevivência à vida, do medo á liberdade do Ser!
Esta é para mim a grande evolução pela qual cada um de nós, individualmente está a passar! Não existem sociedades conscientes, apenas indivíduos conscientes que criam sociedades conscientes!
O trabalho não está fora, mas sim dentro de cada um! Encontremos o 3ª elemento que potencia cada um dos nossos processos evolutivos internos, para nos podermos transcender e recriar!
Se queremos SER A NOVA TERRA, esta é a tarefa de cada um! Muitos já despertaram e muitos estão a despertar! O COVID é nossa criação coletiva e, tal como os vírus e bactérias tem o poder de mutação, nós seres humanos também o temos!
Abracemos o nosso poder interior! É lá que reside a CHAMA DO AMOR E VALOR INTERNO, o combustível do 3º ELEMENTO que através de cada um de nós vai operar a mudança no mundo!
A NOVA ERA pede a cada um de nós, não trabalho coletivo, mas AÇÃO E RESPONSABIIDADE individual! Só ao desenvolvermos coerência e alinhamento interno entre o que pensamos, sentimos e fazemos, podemos atuar de forma harmoniosa e equilibrada no mundo de fora! O coletivo nasce da consciência individual!
EMPODERAMENTO E ESSENCIA ATUANDO ATRAVES DA AÇÃO E RESPONSABILIDADE DO SER, são as ferramentas da evolução da NOVA HUMANIDADE!
Sigamos caminho…EU ACREDITO…E TU?
Fica a partilha!