OS 7 PILARES DO MÉTODO RESSOAR
Estes conceitos estão presentes em toda a prática, seja ela teórica ou vivida no corpo, pois são para mim as portas de acesso ao mundo interno.
RESPIRAR: Inspirar e expirar são a grande metáfora da existência universal, o único ato involuntário no corpo físico que podemos tornar consciente e que nele contem a construção de toda a existência, a polaridade, a evolução e transformação não só do ciclo humano, mas de todo o cosmos. É o ato sagrado que dá vida e que torna o corpo, o nosso templo divino, na própria manifestação do espírito na matéria.
EXPRESSAR: Foi pela repressão do que pensamos e sentimos ao longo da vida, por medo do julgamento externo, que nos fomos afastando cada vez mais da nossa verdadeira essência, desenvolvendo trauma, couraças, feridas emocionais e crenças que moldam a nossa personalidade e nos tornamos adultos que não sabem quem são, pois aprisionam a sua própria verdade, dentro de si mesmos. Expressar de forma segura e libertar essa energia aprisionada, dando-lhe um novo propósito e significado é o caminho de cura, do reconhecer, aceitar e amar todas as partes de nós, luz e sombra.
SENTIR: É no sentir que está a chave do conhecimento de quem somos e onde estamos no nosso caminho evolutivo, pois apenas o sentir nos traz para o momento presente. As emoções são a energia que nos constrói. É no corpo que guardamos todas as memorias de toda a nossa história e ancestralidade, não só física, mas também emocional e mental. Quanto mais acedermos ao sentir consciente no agora, mais abriremos a porta do inconsciente, trazendo luz aos nossos processos internos e consequentemente a sua integração e transcendência.
SOLTAR: Cada vez que calamos a nossa expressão e reprimimos as nossas emoções, pensamentos e voz interna, aprisionamos no corpo essa energia, desenvolvendo ao longo do tempo verdadeiras armaduras que criam bloqueios energéticos, dando origem a sintomas e doenças. Soltar a energia cristalizada que corta o fluxo energético, expressar o que se move dentro de nós e colocar o corpo em movimento, vai ajudar a desbloquear esta energia estagnada, gerando mais impulso, motivação e energia vital. Soltar ajuda a desapegar, a deixar ir o velho para acolher o novo!
OBSERVAR: Observar o corpo, como respiramos, as sensações que sentimos, o que pensamos, é estar presente no agora, pois só podemos sentir no momento presente. Se nos permitirmos fazê-lo com total honestidade e sem julgamento, estaremos a permitir o acesso a esta grande viagem de autodescoberta que somos nós proprios. Observar permite também, deixar de estar identificado com a forma, os pensamentos e emoções que nos tomam, e passar do modo de reação para o de ação consciente. Observar no silencio da mente analítica, permite também a escuta da intuição, a voz interna que nos permite estar alinhado com a essência e intuir qual o caminho a seguir.
ACEITAR: É na aceitação, sem julgamento, que reside a grande chave para estar em fluxo na vida! Aceitar a vida como é, e não como queremos que ela seja, sabendo interiormente que o que quer que a vida nos traga é para nossa aprendizagem, evolução e transformação. Aceitar, é sentir gratidão por todas as experiências, ver oportunidades nos desafios, pois foram eles que nos construíram e nos fizeram chegar até aqui. É saber no íntimo que somos perfeitos na nossa imperfeição, porque somos projetos humanos em desenvolvimento. Aceitar é agradecer e amar o corpo tal como ele é e onde está, pois ele é o grande companheiro da nossa viagem, o grande mestre e espelho do nosso mundo interior.
RESPONSABILIDADE: Quando nos sintonizamos com a respiração consciente e, através dela nos permitimos expandir não só o corpo, mas também os nossos horizontes internos e externos, através do sentir das experiências e da observação das mesmas, aceitando a vida como ela é, damos o grande salto para a compreensão que somos os criadores da nossa realidade, assumindo total responsabilidade sobre aquilo que a vida nos traz. Passamos de vítimas que cedem o seu poder ao externo, a seres empoderados, que através do amor e valor próprio, se tornam protagonistas da sua própria história
AS MINHAS ÂNCORAS
Todos os meus programas refletem a minha própria jornada interna e por conseguinte, a minha verdade, perceção da vida e do universo, não tendo qualquer intenção ou conotação religiosa, e deixando livre à interpretação e ressonância da verdade de cada um!
Existem 4 conceitos muito presentes e enraizados em todo o meu trabalho:
- Que somos os criadores da nossa vida, logo responsáveis por tudo aquilo que a vida nos traz;
- Que somos seres essenciais, fractais da unidade, cada um com a missão e propósito de manifestar o que em espirito escolheu vir experienciar, dando dessa forma sentido ao Todo e permitindo que este se cumpra;
- Que só através do Amor e Valorização própria conseguiremos desenvolver Poder Interno e para isso necessitamos Reconhecer, Aceitar e Amar todas as partes de nós, luz e sombra;
- Que a chave para a evolução e transformação planetária se encontra na capacidade de cada Ser desenvolver coerência interna entre todos os corpos, para depois poder atuar no mundo externo de forma alinhada, equilibrada e harmoniosa;
No meu entendimento, estamos aqui para evoluir como seres espirituais que somos, ajudando na evolução deste planeta, através da EXPRESSÃO, EXPERIMENTAÇÃO, INTEGRAÇÃO E TRANSCENDÊNCIA dos nossos processos individuais e coletivos e através da ativação do nosso potencial interno através do Amor, da Vontade e da Sabedoria.