Respirar, Expressar, Sentir, Soltar, Observar, Aceitar, Responsabilidade

É sobre os 7 Pilares do RESSOAR, que convidam a mergulhar na descoberta de Quem Somos e a desenvolver o Potencial e a Coerência Interna, que partilho um novo conceito que foi evoluindo e construindo dentro de mim, no sentido de ajudar a quem ressoar, não só na compreensão dos seus processos internos, mas a traze-los para a sabedoria do corpo, para a sua expressão e experimentação, para que a integração e transcendência aconteça.

que vai expressar-se de diferentes formas: sessões de observação consciente, aulas regulares, workshops, retirospara quem, na verdade com ele sintonizar e ressoar!!!!

CONCEITO E OBJETIVOS

  • Este é um programa On-line em direto de aulas regulares ás 4ª feiras das 12h às 13h Hora de Portugal.
  • O objetivo geral é ajudar a conectar e a trazer a presença para o corpo, através de múltiplas ferramentas, entre as quais a exercícios de isolamentos com respiração, o movimento improvisado, a dança, bioenergética
  • Programa RESSOAR envolve várias ferramentas com o objetivo de ajudar a expandir a consciência e a desenvolver autoconhecimento.
  • Utiliza múltiplas ferramentas, nomeadamente exercícios corporais com respiração, movimento improvisado, dança, entoação, meditação e bioenergética.
  • No domingo do corpo fisico, ajuda a desenvolver mais consciencia corporal, mais amplitude e fluidez de movimento, mais coordenação motora e ritmo, mas força, tonicidadede e alongamento. Ajuda a libertar e soltar as couraças mais liberdade de expressão, leveza e liberdade em geral.
  • Do domínio do corpo emocional, ajuda a conectar com o sentir, através da observação e tomada de consciencia das sensações no corpo. Ajuda a entrar em contacto e expressar as emoções e sentimentos presentes no corpo
  • Do dominio do corpo mental, ajuda a tomar consciencia de padrões internos, crenças, preconceitos e

 

RESPIRAR: Inspirar e expirar é a grande metáfora da existência universal, o único ato involuntário no corpo físico que podemos tornar consciente e que nele contem a construção de toda a existência, evolução e transformação não só do ciclo humano, mas de todo o cosmos. É o ato sagrado que dá vida e que torna o corpo, templo divino, a própria manifestação do espírito na matéria.

EXPANDIR: Quando mais mergulhamos no expandir da nossa consciência do corpo, quanto mais mergulharmos na presença do sentir das sensações e emoções que nos atravessam a cada momento, mas expandimos a consciência de quem somos. Quanto mais nos permitirmos criar expansão corporal, em sintonia com a respiração consciente e através dela dissolvemos a rigidez e a inflexibilidade no corpo, mais fundo nos permitimos mergulhar no autoconhecimento.

SENTIR: É no sentir que está a chave do conhecimento de quem somos e onde estamos no nosso caminho evolutivo. As emoções são a energia que nos constrói. É no corpo que guardamos todas as memorias de toda a nossa história e ancestralidade, não só física, mas também emocional e mental. Quanto mais acedemos ao sentir, mais abrimos a porta do inconsciente, trazendo luz aos nossos processos internos e consequentemente permitimos mais consciência e integração dos mesmos.

SOLTAR: Cada vez que calamos a nossa expressão e reprimimos as nossas emoções, pensamentos e desejos, geramos massas energéticas, couraças, verdadeiras armaduras que ficam aprisionadas no corpo e o tornam ou mais rígido, bloqueado, denso, ou mais mole, sem tónus e estrutura. Soltar a energia cristalizada que corta o fluxo energético e colocar o corpo em movimento, vai ajudar a desbloquear esta energia estagnada, gerando mais impulso, motivação e energia vital.

OBSERVAR: Observar o corpo, as sensações do que sentimos e pensamos, como respiramos, é estar presente no agora. Se nos permitirmos fazê-lo com total honestidade e sem julgamento, estaremos a permitir o acesso a esta grande viagem de autodescoberta que é a vida. Observar permite também, deixar de estar identificado com a forma, os pensamentos e emoções que nos tomam e passar do modo de reação para o de ação consciente.

ACEITAR: É na aceitação que reside a grande chave para viver de forma fluida e plena! É o sentir que estamos no fluxo e não rumando contra a maré, quando queremos controlar tudo. É sentir gratidão por todas as experiências, pois foram elas que nos construíram e nos fizeram chegar até aqui. É saber no íntimo que somos perfeitos na nossa imperfeição, porque somos projetos humanos em desenvolvimento. É aceitar o corpo com gratidão e bondade, onde está neste momento, amando-o como o grande companheiro da nossa viagem, o grande espelho de todo o nosso mundo interior.

RESPONSABILIDADE: Quando nos sintonizamos com a respiração consciente e, através dela nos permitimos expandir não só o corpo, mas também os nossos horizontes internos e externos, através do sentir das experiências e da observação das mesmas, aceitando a vida como ela é, damos o grande salto para a compreensão que somos os criadores da nossa vida, assumindo total responsabilidade sobre aquilo que ela nos traz. Passamos de vítimas que cedem o seu poder ao externo, a seres empoderados, que através do amor e valor próprio, se tornam protagonistas da sua própria história.

 

A QUEM SE DESTINA E PRÉ-REQUISITOS

Esta experiência destina-se a todos, mulheres e homens de todas as idades, que se encontrem a trilhar a sua jornada interna e que sintam ressoar em si o movimento do corpo e a dança! Não é necessária qualquer experiência anterior em dança para realizar estas aulas, pois cada um dançará à sua medida, de acordo com as suas capacidades físicas, respetivos limites e nível de experiencia.

CONCEITO E OBJETIVOS 

  • O convite destas aulas é para, através da energia da intenção do movimento improvisado ou coreografado,  expandir a consciência do corpo físico, energético, emocional, mental e espiritual, para desenvolver mais alinhamento e coerência interna do Ser.
  • O foco não está na técnica e muito menos no perfeccionismo, apenas na expressão autêntica do movimento, tornando Sua, cada proposta e estímulo transmitido.
  • Ao longo das aulas desenvolveremos várias temáticas, todas elas relacionadas com o expandir da consciência do EU SOU  para dessa forma podermos despertar todo o nosso potencial!
  • Alguns dos muitos temas abordados neste programa são:
    • A importância do Enraizamento, da Respiração e do Sentir o corpo
    • Ancorar o Poder interior,
    • Ego e Essência,
    • Os 4 Elementos e os 4 temperamentos humanos,
    • O que são os instintos humanos e como equilibrá-los,
    • A importância do Expressar, Soltar, Desapegar e Resignificar padrões,
    • A lei da polaridade e da impermanencia,
    • O circuito do dar e Receber,
    • A chave está na Coerência e alinhamento interno, entre muitos outros.
  • Dançar as Emoções, senti-las e expressá-las no corpo em movimento, abre as portas do inconsciente, das memórias guardadas e encerradas no corpo, ajudando a reconhece-las, dando-lhes consciência e propósito, tornando-as combustível para a evolução do Ser.

AS MINHAS ÂNCORAS

  • Estas aulas e as suas propostas refletem a minha própria jornada interna e por conseguinte, a minha verdade, percepção da vida e do universo, não tendo qualquer intenção ou conotação religiosa, e deixando livre à interpretação e ressonância da verdade de cada um!
  • Existem 4 conceitos muito presentes e enraizados em todo o meu trabalho:
    • Que somos os criadores da nossa vida, logo responsáveis por tudo aquilo que a vida nos trás;
    • Que somos seres essenciais, partes da unidade, cada um com a missão e propósito de manifestar o seu dom, que é essencial ao Todo;
    • Que só através do Amor e Valorização própria conseguiremos desenvolver Poder Interno e para isso necessitamos Reconhecer, Aceitar e Amar todas as partes de nós, luz e sombra
    • Que a chave para a evolução e transformação planetária se encontra na capacidade de cada Ser desenvolver coerência interna entre todos os corpos, para depois poder atuar no mundo externo de forma alinhada, equilibrada e harmoniosa;
  • No meu entendimento, estamos aqui para ajudar na evolução deste planeta, através da EXPRESSÃO, EXPERIMENTAÇÃO, INTEGRAÇÃO E TRANSCENDÊNCIA dos nossos processos individuais e coletivos!
  • Nesse ponto, compreendo que o nosso papel é SERVIR O TODO nesta grande escola a que chamamos vida, sendo aqui que chegamos à compaixão, quando Com Paixão nos permitimos Ser a nossa verdade e Expressar a nossa Essência, o que viemos manifestar em prol do TODO, ajudando os demais no reflexo das nossas ações conscientes.
  • Na minha perspetiva, a integração e transcendencia realiza-se através do portal do corpo físico, pois o corpo é a manifestação e a âncora do espirito na matéria, assim que trabalhar com o corpo e a dança é, por excelência uma ferramenta preciosa para nos ajudar a sentir o espirito manifesto em nós! É na presença, enraizamento e sentir do corpo que permitimos ao Ser, em tempo presente, o toque da Essência!
  • Assim sendo, este programa é a partilha do meu ser imperfeito e distorcido, com todos os seus defeitos e virtudes, erros e conquistas, partilhando apenas através do corpo e da dança experiências de Ser e de Sentir!